Páginas

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Telecomunicações



Em 1985 haviam 30.000 telefones na República Democrática Popular da Coréia, e se concentravam em escritórios do governo, cooperativas, fábricas e outros locais de trabalho. Cabines telefônicas começaram a surgir em Pyongyang no ano de 1990. Em 1989 foi criado a partir de Hong Kong um serviço de ligações internacionais diretas. Um centro de comunicações via satélite foi isntlado em Pyongyang em 1986, com suporte francês. Em 1990 criaram um acordo para a participação nos satélites de telecomunicações do Japão. Em 1974 a Coréia do Norte adere a União Postal Universal.

Existem duas redes de radiodifusão AM na Coréia do Norte, e três FM de Pyongyang, que possuem outras estações em grandes cidades(fora Pyongyang) e oferecem programação local.

A Estação Central de Televisão da Coréia do Norte localiza-se na capital Pyongyang, mas existem estações em grandes cidades como Kaesong, Ch'ngin, Hamhng, Siriju e Haeju. Existem três canais em Pyongyang, e um para o resto do país. Estimasse que no inicio de 90' existam mais de 250.000 aparelhos de televisão. As primeiras TVs em cores da Coréia eram importadas do Japão e recebiam uma marca norte-coreana, mas atualmente já são produzidas em território nacional. As TV em preto e branco já eram fabricadas na Coréia desde a década de 80.

Em geral, quem controla o rádio ea TV é o Comitê de Rádio e TV da RDPC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário