Partido do Trabalhadores da Coréia
O Partido do Trabalhadores da Coréia se declara um Partido revolucionário do tipo jucheano(Juche é uma ideologia antropocentrica que tem como principio a independência) e coloca que seu objetivo é construir o socialismo na parte Norte da península, realizar a libertação nacional na parte Sul e transformar toda a sociedade conforme a Idéia Juche.
Foi fundado em 10 de outubro de 1945(ano 34 da Era Juche) por Kim Il Sung, fundador da República Democrática Popular da Coréia.
O Partido do Trabalho da Coréia é quem dirige a sociedade norte coreana e o trabalho de construção da mesma.
Para ser admitido no Partido é necessário se destacar na sociedade de alguma forma, sendo um operário produtivo e interessado na política, um militar de prestigio ou um intelectual(técnico, estudante, professor...) destacado. O Partido é divido entre operários, intelectuais e camponeses, sendo o Partido majoritariamente formado por operário, seguido por camponeses e intelectuais.
Os dois partidos a seguir, apesar de aceitarem a direção do Partido do Trabalho da Coréia, não cobram a disciplina/ideologia do mesmo. É interessante para aqueles que buscam uma organização política porém não querem ou não são aptos a aceitar as diretrizes do PTC - se trata de uma opção mais simples e abrangente.
Recrutamento e Liderança no PTC
Partido Social Democrata da Coréia
O Partido Social Democrata da Coréia se organizou em 3 de novembro de 34 (1945) da era Juche pequenos e médios proprietários, artesãos, comerciantes, alguns camponeses e cristãos. Refletia aspiração antifeudais e antiimperialistas, tendo como ideais a soberania, a democracia, a paz e a defesa dos direitos humanos. Na terminologia marxista seria considerado um partido de pensamento "pequeno burguês". Encontra-se sob a direção de Kim Yong Dae.
Partido Chondoista Chongu
O "Partido dos Jovens Amigos do Caminho Celestial" foi fundado em 8 de fevereiro de 35 (1946) da era Juche, por camponeses e crentes do chondoismo(o estabelecimento de um "paraíso na Terra"). Era classificado pelo comunismo mundial como "movimento camponês utópico" e poderia ser tratado como uma forma de populismo social-revolucionário. Foi fundado por Kim Tarhyon e em 1946 aceita a liderança do Partido Comunista ao aderir a Frente Democrática de Reunificação da Pátria, podendo participar das eleições(comitês populares e assembléia nacional) que garantiram a estes uma boa quantidade de posições(e que inclusive os permitiu questionar, construtivamente, a direção comunista). Possue Ryu Mi Yong(mulher) como líder na atualidade, propondo a construção de uma "sociedade harmoniosa", com uma economia nacional independente e uma cultura jucheana.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Até que enfim você atualizou o blog, camarada. Mantenha sempre postando coisas novas e fazendo as divulgações amplas.
ResponderExcluirSaudações.